Intervenção precoce e reabilitação psicomotora

Psicomotricidade

PATRÍCIA SANTOS

Consulta indicada para avaliar e intervir no desenvolvimento global da criança e do jovem, tendo em vista auxiliar em dificuldades demonstradas ou apenas em potenciar as suas capacidades.

Cabe também no âmbito da intervenção o apoio psicopedagógico às aprendizagens e à integração efectiva na comunidade escolar.

O apoio à família nas dificuldades sentidas com a criança está sempre presente desde o início da intervenção.

 

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

 

  • Consulta de INTERVENÇÃO PRECOCE

 

Indicada para avaliar e intervir em todo o desenvolvimento do bebé e da criança desde as idades mais precoces.

 

Visa a intervenção desde as pequenas dificuldades rapidamente superáveis (como dificuldades específicas ou pequenas dúvidas) a dificuldades mais profundas (causadas por deficiência ou atrasos globais de desenvolvimento).

 

A nossa intervenção habitualmente também é solicitada em alterações de desenvolvimento (como andar ou falar tardios) e em bebés prematuros.

 

  • Desenvolvimento, Psicomotricidade e Reabilitação Psicomotora

 

Sendo o Desenvolvimento Psicomotor um pilar para o desenvolvimento global, envolvendo também competências cognitivas e de aprendizagem, é importante que ele se desenrole sem lacunas.

 

Quando ocorrem alterações ao percurso de desenvolvimento esperado devemos procurar ajuda atempadamente, ou seja, logo que detectadas as dificuldades.

 

Visa identificar áreas de desenvolvimento global que necessitem de intervenção ou apenas de ser potenciadas.

 

Para tal é feita a avaliação psicomotora, iniciando-se paralela e imediatamente a intervenção.

 

Podemos ainda ajudar a potenciar as competências e a qualidade da realização psicomotora com salutares jogos em família ou até apenas com as actividades do dia-a-dia.

 

Surgem com bastante frequência crianças com dificuldades escolares ou sócio-emocionais derivadas de questões que carecem de intervenção psicomotora.

 

  • Apoio Psicopedagógico

 

Intervenção com crianças e adolescentes com diversas problemáticas escolares ou comportamentais, como o Défice de Atenção, a Hiperatividade, a Dislexia, a Disgrafia, a Disortografia, a Discalculia, a dificuldade de Memorização, os Défices Cognitivos e outras dificuldades de aprendizagem.

 

É também habitual o acompanhamento paralelo a Problemas de Adaptação Social e a Problemas de Comportamento (birras e comportamentos de oposição) que frequentemente originam desadaptação e dificuldades escolares.

 

As aprendizagens diferenciadas causadas por outras necessidades educativas especiais e o auxílio na inclusão efectiva das crianças na escola, cabem igualmente no âmbito desta consulta.

 

Os programas de intervenção são delineados em função dos resultados da avaliação e das prioridades dos intervenientes.

 

  • Consulta de Desenvolvimento Lúdico

 

Dirigida a pais que querem explorar atividades lúdicas que também potenciam o desenvolvimento do seu bebé.

 

Com brincadeiras, banhos e massagens, com a escolha dos brinquedos, com alguma leitura das pistas comunicativas do seu bebé a comunicação aprende-se e reaprende-se.

 

Caminhamos em conjunto, rumo a uma relação rica e a um desenvolvimento harmonioso.

R. D. Filipa de Lencastre, 27 A

Massamá Norte

2605-662 BELAS

Portugal

  • White Facebook Icon

2017 Especialdente, Lda